Na última terça-feira (17/12), o movimento Via Cidadã participou da Assembleia Ordinária da Federação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado da Bahia (FESFBA), em reunião híbrida realizada na sede da instituição, quando foi apresentado o planejamento estratégico para o ano de 2025.
A diretora executiva Cris Santos representou a Fundação no encontro, como o objetivo principal de buscar parcerias das instituições filantrópicas para a coleta de assinaturas no Projeto de Lei Popular Via Cidadã. “Reforcei a necessidade de união entre as instituições de todo estado para coletar as assinaturas, visto que só com união vamos fazer com que o cidadão tenha consciência do seu papel na sociedade. Também destaquei que a população precisa ter conhecimento da importância do trabalho dessas instituições”, disse.
A presidente FESFBA, Dora Nunes, abraçou a proposta com entusiasmo, apontando como ponto positivo a valorização do trabalho que as instituições desempenham no estado da Bahia e a possibilidade de mais recursos para as entidades. De acordo com a gestora, as instituições que fazem parte da FESFBA atendem em 25 das 28 regiões de saúde na Bahia, respondendo por cerca de 90% do território de atendimentos. Dora destacou ainda que, sem as instituições filantrópicas, o SUS quebra.
Ficou decidido que o Movimento Via Cidadã vai disponibilizar todo material necessário para fortalecimento da campanha, bem como equipe de voluntários que pode ser com o pessoal das instituições ou colaboradores externos.
“Ficamos satisfeitos em saber que estamos no caminho certo e encontrando pessoas e instituições disposta a abraçarem a causa, afinal de contas, ‘Salvar vidas não tem preço, e a solidariedade não pode ser tributada’”, complementou Cris.
Durante o encontro, Cris destacou ainda a criação do Núcleo do Terceiro Setor na Associação Comercial da Bahia e o encontro da série Diálogos que Transformam sobre “O Impacto do Terceiro Setor na Economia Baiana”, ações que fazem parte da gestão de Paulo Cavalcanti na presidência da casa e demonstram que as transformações que desejemos para nosso país só serão efetivadas com a união de todos.