Via Cidadã apoia participação de estudantes baianas no Desafio Global do Conhecimento

Por: Movimento Via Cidadã

04/10/2024

Compartilhe nas redes sociais

A Fundação Paulo Cavalcanti, por meio do Movimento Via Cidadã, apoiou a participação de estudantes do Colégio Militar de Salvador (CMS) na 7ª edição do Desafio Global do Conhecimento, que aconteceu entre os dias 1º a 4 de outubro, no Colégio Militar de Brasília.

Com o tema “Novas rotas tecnológicas a serviço da proteção do planeta nas agendas econômica e socioambiental”, a proposta do evento é estimular reflexões sobre a importância da educação e da pesquisa científica na criação de soluções inovadoras para os desafios globais.

Na edição deste ano, a programação inclui Feira de Ciências, Olimpíadas de Robótica, Física e Matemática, além de um quiz sobre a história do Brasil e uma simulação de encontros da Organização das Nações Unidas (ONU).

A delegação da Bahia apresentou o projeto científico “SISAÇÚCAR”, de autoria das estudantes Clara Rodrigues, Laryssa Barreto e Luna Santana, que aborda formas de manter o tecido adiposo e a saúde bucal com uso de açúcar saudável que pode ser extraído do sisal, evidenciando o potencial das pesquisas voltadas para o desenvolvimento de alternativas sustentáveis com impacto econômico.
As baianas alcançaram a medalha de prata na categoria delas e também na disputa geral, o que garante a participação das estudantes como representantes do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB) na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que ocorrerá na Universidade de São Paulo (USP), no próximo ano.

“Acreditamos que a educação é o caminho para transformar nossa sociedade e impulsionar o desenvolvimento econômico. Com grande satisfação e sentimento de responsabilidade, incentivamos a participação dos estudantes do CMS e estimulamos suas pesquisas. São pilares para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, e estamos especialmente orgulhosos com o potencial das estudantes da Bahia em uma competição de relevância nacional”, celebra o fundador do Via Cidadã, Paulo Cavalcanti.