Reunião na ACB debate “O Terceiro Setor como Via Cidadã”

Por: Movimento Via Cidadã

31/10/2023

Compartilhe nas redes sociais

Ontem (30), foi dia de apresentar “O Terceiro Setor como Via Cidadã”, em reunião do Núcleo de Cidadania Empresarial e Terceiro Setor da Associação Comercial da Bahia, com as presenças da coordenadora do Núcleo, Karine Rocha, do presidente da Comissão Nacional de Direito do Terceiro Setor do Conselho Federal da OAB, André Carvalho, do secretário-geral da Comissão Especial do Terceiro Setor OAB/BA, Etides Yuri, e do nosso presidente e fundador do Movimento Via Cidadã Paulo Cavalcanti.

Representando o Movimento Via Cidadã na reunião, Cris Santos ressaltou o papel das organizações do terceiro setor para o desenvolvimento do país. “Por isso, nosso propósito é unir instituições em uma rede nacional, para fortalecer ações e continuar promovendo momentos de diálogo, reconhecimento, diversidade de saberes e aprendizado”.

Como justificou Karine, a reunião representa a busca por uma atuação profissionalizante para o terceiro setor. “É preciso se pensar em uma filantropia estratégica, capacitar a sociedade civil para atuar diante dos avanços das demandas sociais, principalmente em áreas que as ações do Estado muitas vezes não alcançam, atuando para promover a cidadania participativa transformadora”.

Coordenador de Desenvolvimento Econômico na Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, no bairro do Uruguai, em Salvador, Carlos Eduardo Barbosa, destacou a importância de a classe empresarial estar mais sensível às questões sociais. “A gente precisa avançar para que esse discurso se torne efetivo enquanto ações. Precisamos pensar no desenvolvimento a partir dessa perspectiva de inclusão, de democracia financeira. E vindo do setor empresarial, isso se torna mais importante ainda”.

A ACB e o Movimento Via Cidadã acreditam que o terceiro setor também precisa ensinar as pessoas a terem sentimento de pertencimento e unidade em relação ao nosso país.