Programa educativo de hip hop para privados de liberdade, por exemplo, batalha para ser o vencedor na categoria ‘superação de adversidades’. Resultados finais serão divulgados em novembro; prêmio é de R$ 50 mil.
Quatro colégios públicos brasileiros são finalistas do “Prêmio Melhores Escolas do Mundo 2024” (World’s Best School Prizes, no nome original, em inglês) e disputarão R$ 50 mil em cada categoria do concurso [veja mais abaixo].
Criado pela organização global T4 Education, com apoio da Fundação Lemann, Accenture e American Express, o prêmio reconhece iniciativas de educação que, de modo criativo, mudam a vida dos alunos de determinada região. Os resultados da edição de 2024 foram divulgados na última quinta-feira (13).
Conheça os finalistas brasileiros abaixo:
- 🌲categoria “Ação Ambiental” : Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria das Graças Escócio Cerqueira, em Itaituba (PA).
Iniciativa: A escola, fundada em 2004, educa os alunos como guardiões ambientais da Amazônia. Eles aprendem a proteger a biodiversidade da região e a implementar ações de reflorestamento. No projeto “Projeto Semente do Ipê Amarelo”, por exemplo, coletam sementes e plantam árvores em regiões desmatadas.
- 🎧categoria “Superação de Adversidades”: Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria, localizado em uma unidade de internação socioeducativa do Distrito Federal.
Iniciativa: A escola pública implementou um projeto baseado na música para educar 150 meninos e lidar com “seus desafios socioeconômicos e necessidades intelectuais específicas”.
Chamado de RAP (sigla para Ressocialização, Autonomia e Protagonismo), o programa integra ritmo e poesia às aulas, ensinando noções de trabalho em equipe e de respeito. Há também debates sobre cinema e festivais de hip hop. Segundo o colégio, essas iniciativas melhoraram os índices de alfabetização e as interações sociais entre os alunos.
- 💻categoria “Inovação” – Colégio Militar de Manaus, na capital do Amazonas.
Iniciativa: O grande feito do colégio foi conseguir superar desafios geográficos e logísticos para levar educação a áreas remotas do mundo inteiro, onde moram filhos de militares. Por meio de um programa de ensino à distância, o projeto busca estimular o pensamento crítico e o empreendedorismo sustentável.
Fundada em 1972, a instituição já foi vencedora do Prêmio de Inovação Digital.
- ♟️e categoria “Colaboração Comunitária” – Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na zona norte de São Paulo.
Iniciativa: Criada há mais de 70 anos, a escola foi pioneira na implementação de programas de xadrez, atletismo e ginástica artística, afirma a T4. O foco vai além de promover excelência acadêmica: a iniciativa busca também promover o desenvolvimento pessoal e a integração de seus alunos.
Toda a comunidade escolar é envolvida nos projetos — familiares podem participar dos eventos e dos workshops.
Próximos passos
- Nesta quinta-feira (13), foram divulgados os nomes de 10 finalistas em cada uma das categorias do prêmio.
- Em setembro deste ano, mais uma etapa classificatória chegará a apenas 3 escolas por grupo.
- Os resultados finais sairão em novembro de 2024, após decisão de educadores, ONGs, empreendedores sociais e representantes do governo, da sociedade civil e do setor privado.
Fonte: G1