PNAD contínua: o que o IBGE revela sobre a educação brasileira?

Por: Movimento Via Cidadã

04/04/2024

Compartilhe nas redes sociais

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga, anualmente, um modo temático da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) focado na Educação da população brasileira. A pesquisa reúne informações sobre acesso ao ensino, analfabetismo, escolaridade, abandono escolar e condição de estudo e situação de trabalho.

Na sexta-feira, (22/03), foram divulgados os dados inéditos de 2023. Eles são fundamentais para qualificar o debate e a proposição de melhores políticas públicas. Conheça abaixo alguns deles.

Pré-escola

A porcentagem de crianças de 4 a 5 anos que frequentam a Pré-escola voltou a crescer em 2023, superando índices do período pré-pandemia. A taxa de escolarização chegou a 92,9% no ano passado – ante a 91,5% em 2022, e 92,7% em 2019.

As desigualdades ficam bem destacadas. Cerca de 8 pontos percentuais separam as regiões com a maior e a menor taxa de escolarização de crianças nesta faixa-etária: respectivamente, Sudeste (94,5%) e Norte (86,5%).

Ensino Fundamental

Pode-se observar uma tendência de queda acentuada na taxa líquida de matrículas do Ensino Fundamental em 2023, ou seja, a porcentagem de crianças de 6 a 14 anos que estão matriculadas na etapa. O índice ficou em 94,6/%, retraindo a níveis anteriores a 2016. O IBGE apontou que essa queda se deu principalmente nos Anos Iniciais (6 a 10 anos).

Ensino Médio

O Brasil teve pouca oscilação nas taxas de matrículas do Ensino Médio, em comparação a 2022. Em 2023, 91,9% dos jovens de 15 a 17 anos estavam na escola e 75% estavam matriculados especificamente no Ensino Médio. As desigualdades regionais existem e são mais proeminentes na taxa líquida de matrículas. O Sudeste (81%) tem o maior índice de matrículas, já o Norte (65,9%), tem a menor porcentagem.

O que é a Pnad Contínua?

Iniciada em 2012 pelo IBGE, a Pnad Contínua levanta, todo trimestre, informações sobre as características básicas de Educação. A partir de 2016, foi introduzido na pesquisa o módulo anual de Educação que, durante o segundo trimestre de cada ano, amplia a investigação dessa temática para todas as pessoas da amostra. Saiba mais aqui.

Glossário

taxa de escolarização ou taxa bruta de matrículas trata do total das matrículas em uma etapa específica, independentemente da idade, em comparação com o total da população na faixa etária oficial correspondente. Já a taxa ajustada de frequência escolar líquida ou taxa líquida de matrículas é a razão entre o número total de matrículas de alunos com a idade prevista para estar cursando um determinado nível e a população total da mesma faixa etária.

Fonte: Todos Pela Educação