Nas páginas do meu livro, defendo que a nossa participação democrática deve ser exercida de forma participativa e colaborativa. Partindo desse pressuposto, apresento uma lista com nove princípios que podem nos orientar na construção de uma sociedade com mais legalidade, autonomia, e pluralismo. E tudo isso não impede que você também determine seus próprios princípios cidadãos.
1. Responsabilidade individual: Cada cidadão é responsável por sua própria vida e ações, deve estar ciente de seu impacto na sociedade como um todo.
2. Participação ativa: Os cidadãos devem se envolver ativamente nas questões sociais e políticas que afetam suas vidas e comunidades.
3. Colaboração: A consciência cidadã participativa envolve trabalhar com outros cidadãos e grupos para alcançar objetivos comuns e resolver problemas coletivamente.
4. Autoestima Cidadã: Os cidadãos devem adquirir conhecimento e desenvolver as habilidades necessárias para participar e exercer a democracia participativa.
5. Transparência: Os governos com suas instituições devem ser transparentes e prestar contas à sociedade para garantir a confiança e eficiência nos seus serviços públicos.
6. Respeito mútuo: A consciência cidadã participativa envolve respeitar a diversidade e as diferenças entre as pessoas, incluindo a relação do público e do privado, suas opiniões e perspectivas criando um ambiente seguro e construtivo.
7. Dignidade humana: Cultivar sentimentos virtuosos, sentir orgulho de nós mesmos, da pessoa que somos e das nossas conquistas.
8. Ambição saudável: Enxergar a ambição como princípio para o desenvolvimento do nosso bem-estar. Ambicionar conhecimento é virtuoso. Afinal, conhecimento é poder.
9. Amor: O amor é altamente motivador. É um sentimento transformador, com poder de promover superações, unir diferenças, criar propósitos, enfrentar todos os medos e dar sentido à vida