Mulheres no Timão impulsionam Magnão rumo ao Mundial de Vela

Por: Movimento Via Cidadã

07/07/2025

Compartilhe nas redes sociais

O Coletivo Mulheres no Timão, formado por Anna Paula Greck, Adriana Muniz e Jacqueline Moreno, realizou, na última quarta-feira (3), uma emocionante roda de conversa com o jovem velejador Magno Macário Montenegro Souto, conhecido como Magnão, no Restaurante Saúde Brasil, em Salvador. O encontro reuniu diferentes gerações e destacou o protagonismo juvenil como força propulsora na construção de futuros com propósito e responsabilidade socioambiental.

Uma das premissas do coletivo é justamente essa: promover a educação ecossistêmica transformadora, a cultura oceânica, o consumo consciente, a gestão de resíduos, a equidade de gênero, desenvolvimento de comunidades e o fortalecimento da liderança cidadã desde cedo.

Representante do Brasil no Campeonato Mundial da Classe ILCA 4, que será realizado em Los Angeles (EUA), de 19 a 26 de julho de 2025, Magnão compartilhou sua trajetória de superação e os desafios enfrentados até conquistar a vaga na competição internacional.

“Já pensei em desistir duas vezes. Cheguei a pedir que minha mãe vendesse meu barco, mas o mar me ensinou que a vida é movimento. Quando comecei a sentir tédio em terra firme, entendi: meu lugar é velejando. E foi assim que decidi dar o meu melhor”, afirmou o atleta de 14 anos.

Ao ser questionado sobre o futuro, não hesitou: “Quero ser atleta olímpico e estar entre os melhores no que fazem.”

Ao seu lado, a mãe e árbitra de regatas Marione Macário — também embaixadora do Coletivo Mulheres no Timão — ressaltou a importância do incentivo familiar e da escuta ativa.

“Desistir faz parte do aprendizado, mas persistir transforma. Quando meu filho me disse que queria voltar a treinar, meus olhos brilharam. O mar nos ensina a vencer desafios, dentro e fora das regatas.”

Marione também se destaca como principal mobilizadora de recursos para as campanhas que viabilizam a participação do filho em competições regionais, nacionais e internacionais. Por meio de vaquinhas, bazares e parcerias institucionais, a família conta com uma sólida rede de apoio para manter viva a jornada esportiva de Magnão.

“O apoio do Coletivo Mulheres no Timão tem sido essencial — tanto para viabilizar financeiramente as viagens quanto para dar visibilidade ao Magnão como um adolescente com forte senso de propósito e cidadania”, completou. O jovem velejador também é embaixador do projeto Maré Sem Plástico, liderado pela ativista Lilian Farias, reafirmando seu compromisso com causas socioambientais.

Arte, cultura e solidariedade

Durante o evento, foram sorteados livros e uma obra de arte exclusiva: a pintura “Aurora Boreal”, do artista plástico João Telles, proprietário do Restaurante Saúde Brasil. A obra foi conquistada pela professora da Faculdade de Belas Artes Karla Bruni, também artista visual e ambientalista.

Participantes também concorreram a exemplares dos livros Antártida e Antártica, do navegador Aleixo Belov, além de publicações jurídicas do magistrado Moarcys Montenegro Souto.

Campanha segue ativa

A campanha para custear a viagem internacional de Magnão ainda não atingiu sua meta total. Interessados em contribuir podem ajudar pelos seguintes canais:

Pix: 71999137461 ( doe quanto quiser)

Vakinha: vakinha.com.br/5438138

Bazar do Magnão: https://wa.me/c/557199137461

O Coletivo Mulheres no Timão agradece às marcas cidadãs que apoiaram essa jornada inspiradora: Sudesb, Secretaria do Trabalho, Eomprego e Renda do Estado da Bahia, Vegah Educação Ecossitêmica, Ellas Produções e Eventos Náuticos, Sustentare, Ecosoluti Soluções Ambientais, Greck Saúde Integrada, Bahia Outlet Center, Site Mar Bahia, Vela pra Vida, Barco Show Eventos, Dermaclin, Fundação Aleixo Belov, Ypiranguinha Náutica, Agência Immagine, Clioc, Nauti News, Ammar, Bolsa Esporte, Yacht Clube da Bahia e Saúde Brasil

Bons ventos, Magnão e na volta teremos mais!