Ontem demos a largada para mais uma importante etapa do projeto Marsúpio, com o lançamento do curso Empreendedora Raiz, que oportuniza a formação de competências e habilidades voltadas ao desenvolvimento de mulheres do subúrbio ferroviário de Salvador que trabalham de modo informal.
O curso está sendo desenvolvido pela Universidade Aberta da Associação Comercial da Bahia (UNiACB), em uma parceria com a startup LinkPJ e a Fundação Paulo Cavalcanti, com a participação ativa da União de Mulheres Empreendedoras de Salvador (UMES) e do projeto A Voz do Subúrbio.
Com o propósito de formar e estimular a percepção profissional de liderança nestas mulheres que desenvolvem atividades econômicas informais, o curso oferece qualificação e profissionalização em áreas como Plano de Negócios, Finanças, Marketing Digital, Constituição e Legislação, Liderança, Cidadania, sendo presenciais os temas Recomposição de Aprendizagens e Alfabetização Digital.
“O curso faz parte do nosso projeto de acolhimento das empreendedoras raiz. Quanto mais estas mulheres se sentirem pertencentes, com conhecimento e com oportunidades, mais elas poderão se desenvolver, gerar riquezas e melhorar suas vidas. Mais do que a sua formalização como microempreendedoras individuais, nosso objetivo é que elas desenvolvam os pilares da autoestima cidadã”, declara o presidente da ACB, Paulo Cavalcanti.
“É um curso híbrido, composto por 08 disciplinas, sendo duas delas presenciais: recomposição de aprendizagens e alfabetização digital, que possibilitará inclusive a certificação do ensino médio e acesso ao ensino superior. Uma iniciativa de enorme valor da ACB para o enfrentamento da informalidade na Bahia, que supera os 50% das ocupações da mão de obra economicamente ativa”, complementa o professor Ney Campelo, coordenador da UniACB.