O Movimento Via Cidadã, criado pela Fundação Paulo Cavalcanti participou do Encontro Nacional de Educação Cidadã (ENEC), que aconteceu na Fundação Getúlio Vargas (FGV), em São Paulo, no dia 08 de novembro. Nesta edição, o evento apresentou como tema a Educação Cidadã na Era da Emergência Climática, abordando temas como o fortalecimento de políticas públicas de educação ambiental e cidadã, o combate à desinformação ambiental e a Justiça Climática.
A diretora executiva da Fundação Paulo Cavalcanti, Cris Santos, acompanhada da multiplicadora Júlia Guedes, tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimentos com membros do Conselho Consultivo para a Educação Democrática, dentre os quais, João Tavares, uma das lideranças do ENEC.
Representantes de organizações do terceiro setor, gestores públicos, estudantes, pesquisadores e educadores debateram os rumos da educação para a cidadania no Brasil, consolidando o encontro como principal espaço suprapartidário para a troca de experiências, apresentação de estudos e ações que visam estimular a cidadania e a democracia participativa no país.
O principal objetivo das discussões foi explorar como a formação cidadã pode contribuir para o enfrentamento das questões ambientais. Após os painéis, os integrantes do Conselho Consultivo, todos membros da Rede Nacional de Educação Cidadã, se dividiram em três grupos de trabalho a fim de elaborar propostas de educação democrática para o Ministério da Educação (MEC), debater práticas pedagógicas de educação ambiental e discutir estratégias para avanço da educação cidadã.
Como explicou Cris, a Fundação Paulo Cavalcanti ofereceu contribuições valiosas nos grupos de trabalho em que esteve presente, como a redefinição dos termos associados à educação cidadã, passo fundamental para aprofundar a compreensão de um conceito ainda mal compreendido. Houve ainda a construção de estratégias para expansão da experiência de Sergipe, estado que tem se destacado na promoção da educação cidadã no Brasil.
“A experiência de Sergipe com o projeto Conexão Cidadã, com seus projetos inovadores e ações educativas concretas, serve como modelo para outras regiões do país e oferece um rico campo de aprendizado para a implementação de práticas pedagógicas mais eficazes e inclusivas. Além disso, a nossa equipe também teve um papel relevante na estruturação da Rede Nacional de Educação Cidadã”, pontuou a gestora da Fundação Paulo Cavalcanti.
A presença no ENEC 2024 reafirma o compromisso da Fundação Paulo Cavalcanti com a promoção de uma educação que forme cidadãos mais críticos, conscientes de seus direitos e deveres e dispostos a construir uma sociedade mais justa, democrática e participativa.
“Ao fortalecer essa rede, buscamos ampliar a colaboração entre diferentes atores da sociedade e garantir que as práticas de educação cidadã se tornem uma realidade acessível para todos, em todos os cantos do Brasil”, complementa Cris.