A Fundação Paulo Cavalcanti marca presença na Expo Favela Innovation Bahia 2025, que acontece nos dias 24 e 25 de outubro, na Fábrica Cultural, na Ribeira, em Salvador. A participação reafirma o compromisso da entidade com a inovação social, a educação cidadã e o fortalecimento das instituições do terceiro setor.
Durante o evento, a Fundação apresentará o Projeto Marsúpio, iniciativa voltada ao acolhimento e formalização de empreendedores informais e populares; o Movimento Via Cidadã, plataforma nacional de educação para o exercício da cidadania; e o Projeto de Lei Popular, que propõe novas fontes de recursos para as instituições filantrópicas das áreas de saúde, educação e assistência social.
Também serão distribuídos os livros de Paulo Cavalcanti, fundador da Fundação e do Via Cidadã. “Inteligência Cidadã – O que nos falta para transformar” e “E Aí? Isso é da minha conta? – Reflexões sobre a consciência cidadã participativa transformadora”, obras que sintetizam a visão que orienta os projetos apresentados: conhecimento, responsabilidade e ação coletiva como caminhos para um novo modelo de desenvolvimento social mais justo, participativo e sustentável.
“A Expo Favela é um território de conexões reais, onde ideias se transformam em soluções e onde a cidadania ganha rosto, voz e propósito. Estar aqui é reafirmar que a transformação começa quando o conhecimento chega a todos os lugares. Acredito no poder da conexão entre propósito, educação e oportunidades. O projeto Marsúpio é a prova disso”, destaca Cris., destaca Cris Santos, diretora executiva da Fundação Paulo Cavalcanti.
A potência das comunidades do Brasil
A Expo Favela Innovation Bahia, promovida pela Favela Holding, CUFA-BA e Projeto Resgaty, reúne empreendedores, investidores, universidades, poder público e lideranças comunitárias, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de inovação das periferias e dar visibilidade à potência criativa das favelas baianas
O encontro contará com ativações sociais, artísticas e culturais, com espaços interativos, como a Fli Favela, ô Favela cast, Paredão Cultural, Camelódromo e o palco principal onde acontecerão as conferências.
Segundo Márcio Lima, presidente da CUFA na Bahia, “a Expo Favela é o local onde a gente vai poder, não só conhecer o que a gente tem de mais poderoso e rico no ramo do empreendedorismo e de inovação das periferias e favelas da Bahia, mas também de conectar o poder público, empresas e bancos, que poderão conhecer essas pessoas que movimentam essa economia de R$ 200 bilhões no Brasil”.
Para a empreendedora Shirley Sousa Menezes, que pelo segundo ano participa do evento, com um projeto focado na autoestima e cuidado pessoal, a Expo Favela consegue fazer a ligação do asfalto com a favela. “Hoje, o meu negócio faz movimento na minha comunidade, mas creio que, participando da Expo Favela Innovation Bahia, eu consiga expandir o meu negócio. Como pequena empreendedora, já me vejo como uma futura empresária através do evento, porque ele consegue me conectar a investidores que entendem que favela é potência”, afirma.
Conferência “Favela, Territórios e Políticas Públicas”
A diretora executiva da Fundação Paulo Cavalcanti, Cris Santos, participa como palestrante na Conferência 05: Favela, Territórios e Políticas Públicas, que acontece no sábado, 25 de outubro, das 16h10 às 17h30, no palco principal da Expo Favela Innovation Bahia
O painel discutirá o papel das políticas públicas na promoção do desenvolvimento territorial, da inclusão produtiva e do reconhecimento das favelas como centros legítimos de inovação social e econômica. A proposta é construir pontes entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil organizada, apresentando experiências de sucesso e desafios enfrentados nos territórios populares.