A diretora executiva da Fundação Paulo Cavalcanti e do Movimento Via Cidadã, Cris Santos, participou nesta terça-feira (25) de uma roda de conversa com os estagiários da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em atividade promovida pela Escola do Legislativo, que desenvolve projetos em parceria com a instituição.
Com o tema “Sonhar, participar e transformar”, a diretora abordou a relação entre sonhos pessoais, vida pública e responsabilidade cidadã, destacando que a política influencia diretamente a realização de projetos individuais e coletivos. Durante o encontro, ela ressaltou a importância de os jovens desenvolverem ambições profissionais e sociais que incluam também a possibilidade de atuação política.
“Falei muito para os jovens sobre a necessidade deles também sonharem, de serem representantes políticos, para que eles possam também transformar na nossa sociedade, para que a gente faça uma renovação política”.
A diretora também reforçou a relevância da Alba como instituição essencial para a sociedade baiana, lembrando que as principais decisões que impactam diretamente a vida dos cidadãos passam pela Casa do Povo:
“Falei também para eles sobre a importância da casa, da instituição Assembleia Legislativa para todo o povo baiano, onde eles hoje estão trabalhando, atuando em uma casa que representa todo cidadão baiano, por onde passam as principais decisões regem a nossa vida enquanto sociedade baiana”.
Além da exposição, o encontro contou com um momento de troca e construção coletiva. Cris destacou que a atividade foi marcada pela escuta dos jovens:
“Foi um momento também de escuta ativa, onde escutei o que eles entendem sobre democracia participativa, sobre política, sobre a importância da nossa participação cidadã”.
A iniciativa reforça o compromisso da Fundação Paulo Cavalcanti e do Movimento Via Cidadã com ações de educação para cidadania, aproximando jovens do entendimento sobre participação democrática, instituições e cultura política.