A Fundação Paulo Cavalcanti participou da 2ª Feira da Mulher Empreendedora de Jequié (FEMEJ), realizada entre 31 de outubro e 2 de novembro, na Praça da Bíblia. A instituição integrou a programação do evento apresentando o Projeto Marsúpio, iniciativa voltada à inclusão produtiva, formação cidadã e fortalecimento de empreendedores informais, com foco especial em mulheres que atuam na economia popular.
Durante o painel dedicado à experiência de iniciativas de inserção produtiva, a diretora executiva da Fundação, Cris Santos, destacou a relevância do programa para empreendedoras em processo de formalização e fortalecimento de suas atividades.
“Participar da 2ª Feira da Mulher Empresária de Jequié foi uma experiência que reforçou a importância do empreendedorismo feminino em nosso país. Durante o painel em que representei a Fundação Paulo Cavalcanti, pude apresentar o Projeto Marsúpio, um programa voltado à inclusão produtiva e ao fortalecimento dos cidadãos empresários informais.”
Ela ressaltou que o Marsúpio atua com uma abordagem integral:
“Mais do que oferecer capacitação empresarial, alfabetização digital, acesso à tecnologia pelo nosso aplicativo e oportunidades de crédito, o projeto também proporciona acolhimento, segurança psicológica e suporte humano, ajudando essas mulheres a reencontrar o equilíbrio entre segurança emocional, educação financeira e autoconfiança.”
Cris também apresentou os resultados da primeira turma do programa:
“Nosso propósito é que cada empreendedora informal consiga superar suas dores, fortalecer seus conhecimentos e deixar sua criatividade brilhar com dignidade e autonomia. Durante minha fala, compartilhei os resultados da primeira turma do projeto, composta por mulheres que já foram formalizadas e hoje vivem uma nova realidade — com mais renda, autoestima e reconhecimento.”
A participação da Fundação foi acompanhada por depoimentos de lideranças femininas locais, fortalecendo a agenda comum de desenvolvimento.
A presidente do CEMEC Jequié, Cremilda Félix, ressaltou a atuação conjunta e o papel da rede associativa:
“Atuamos com propósito, movidas pelo desejo de ver outras mulheres crescendo e conquistando seus espaços. Hoje, tenho a honra de presidir o CMEC Jequié, um espaço de apoio, escuta e fortalecimento para todas que sonham alto. Seguimos acreditando no poder da conexão, da colaboração e da coragem de recomeçar quantas vezes for preciso.”
A empreendedora e liderança associativista Wilma Cedro Stock destacou a importância das parcerias e do ambiente de troca construído na feira:
“Foi uma alegria imensa participar do talk-show na 2ª FEMEJ e poder compartilhar esse momento tão inspirador com tantas mulheres empreendedoras incríveis.”
A vereadora Moana Meira reforçou o apoio institucional ao ecossistema empreendedor feminino ao celebrar a lei que tornou a FEMEJ parte do calendário oficial da cidade:
“Essa data agora faz parte do calendário oficial de eventos de Jequié e tem como principal objetivo valorizar, incentivar e fortalecer o empreendedorismo feminino.”
A presença do Marsúpio na FEMEJ integra o conjunto de ações da Fundação Paulo Cavalcanti voltadas ao fortalecimento do empreendedorismo comunitário, à autonomia econômica e à formação cidadã. Pilares essenciais para o desenvolvimento social sustentável.