Com o propósito de promover reflexões importantes sobre como as políticas públicas influenciam o futuro da juventude e incentivar este público a assumir um papel ativo na construção de seus sonhos, o Movimento Via Cidadã visitou a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), na tarde desta quinta-feira (24), quando foi realizada uma roda de conversa com os estagiários de nível médio do parlamento estadual sobre Educação Cidadã. A ação foi realizada em parceria com o Departamento de Projetos Especiais e do Programa de Estágio da Escola do Legislativo.
Com bastante participação dos jovens, a atividade buscou estimular a consciência cidadã e o exercício da democracia participativa, iniciando com uma dinâmica interativa e uma breve apresentação, com o objetivo de despertar a capacidade de reflexão dos estagiários.
Como destaca Cris Santos, diretora executiva da Fundação Paulo Cavalcanti, que fundou e realiza o Via Cidadã, o movimento acredita que a juventude é fundamental para a construção de um Brasil mais justo e democrático, e tem como objetivo capacitar essa nova geração para ser parte ativa no desenvolvimento de um país mais consciente e inclusivo.
“A atividade foi muito interessante, porque pudemos observar que muitos sonham em acessar a faculdade, em ter uma qualidade de vida melhor, e isso perpassa pela participação cidadã e pelas políticas públicas”, pontuou Cris Santos.
Já Laísa Lemos, da coordenação do Programa de Estágio da ALBA, ressaltou que o encontro foi pensado como “um espaço de diálogo sobre como as políticas públicas podem influenciar diretamente o futuro da juventude. Enfim, é um trabalho mais de despertar o interesse deles enquanto cidadãos”.
Entre as estagiárias que participaram do evento, Kely Gonçalves, 18 anos, disse ter aprendido muito sobre cidadania, política e participação da juventude. “A gente adquiriu conhecimentos. E conhecimento é riqueza. Com ele, a gente pode ir para onde a gente quiser”, afirmou.