A data máxima para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral ou emitir o primeiro título de eleitor é 8 de maio, conforme o TSE.
Entre os preparativos para as eleições municipais de 2024, a população eleitoral apta do Brasil tem um mês para regularizar qualquer pendência no cadastro eleitoral, transferir, atualizar dados cadastrais ou emitir o primeiro título de eleitor. A data máxima é 8 de maio.
Com a proposta “Título na mão”, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) promove, nesta segunda-feira (8/4), um “tuitaço” no X (antigo Twitter) para mobilizar a população a regularizar ou emitir o título eleitoral até o fim do prazo.
Para aqueles que têm a documentação eleitoral, todo o processo para regularizar, transferir ou atualizar dados cadastrais pode ser realizado pela internet, na página do TSE. Confira o passo a passo:
- Acesse o site do TSE
- Clique na aba “Serviços eleitorais” e, na sequência, em “Autoatendimento eleitoral”.
- Vá em “Título Eleitoral” e consulte o serviço desejado
No entanto, as pessoas que vão emitir o título pela primeira vez precisam comparecer a um cartório eleitoral da região. A partir dos 16 anos, é possível tirar esse documento.
Vale ressaltar que o voto é facultativo entre 16 e 17 anos, mas, a partir dos 18 anos, passa a ser obrigatório. A idade máxima é 69 anos, segundo a Justiça Eleitoral.
As eleições de 2024
As eleições municipais de 2024, responsáveis por eleger os prefeitos e vereadores dos municípios do Brasil para os próximos quatro anos, estão previstas para 6 de outubro e um eventual segundo turno deve ocorrer no último domingo do mesmo mês (27 de outubro), conforme o calendário do TSE.
Fonte: Metrópoles.