A Consciência Cidadã Participativa Transformadora é uma filosofia política e social fundamentada em sentimentos de pertencimento e unidade, para que cada cidadão compreenda que contribui para a manutenção do Estado e, assim, perceba que o que é público é seu. É ter consciência e saber agir com inteligência cidadã, em um caminho de autorreconhecimento que nos levará a sermos ativistas do processo de desenvolvimento econômico e social do nosso país.
É saber que o Estado existe para nos servir e servir a todos ao nosso redor. É termos orgulho de nossa participação no convívio social. É também para que, juntos, possamos construir um país livre das arbitrariedades e das ações desproporcionais do Estado contra seus cidadãos, que ofereça segurança jurídica, proteção e garantia de direitos.
Com a teoria de uma consciência cidadã participativa transformadora, o fundador do Movimento Via Cidadã, Paulo Cavalcanti, busca apresentar a ideia de que a construção da sociedade que queremos não depende de um salvador da pátria, mas da nossa participação, da nossa fiscalização, das nossas cobranças, que podem e devem ser promovidas de diferentes formas e por diferentes meios.
Como diz Paulo, a história tem comprovado que pensar e agir coletivamente sempre possibilita melhores resultados; que a união de pessoas com propósitos em comum é um caminho para vencer os desafios que impactam a todos, individual e coletivamente, além de um passo fundamental para transformações sociais e econômicas concretas.
A teoria da Consciência Cidadã Participativa Transformadora busca, ainda, apresentar a ideia de que se quisermos uma sociedade transformadora, que daqui a vinte anos tenhamos melhores índices de desenvolvimento econômico e justiça social, a hora de começarmos esta mudança é agora, e ela depende de cada um de nós.
A consciência cidadã participativa transformadora nos ensina que a mudança precisa começar agora e em todos os segmentos da nossa sociedade, englobando as áreas da saúde, da segurança, da educação, da política, do judiciário e em todas as coisas comuns que dizem respeito à promoção do bem-estar social.
É entendermos que para conseguirmos os resultados que queremos no menor tempo possível é necessário muita disciplina e determinação, guiados por pilares e hábitos como autoestima cidadã, dignidade, ambição, planejamento, equilíbrio e atitude.