Movimento Via Cidadã participa do ENEC e CCED 2025 que reúnem especialistas em São Paulo para debater novos rumos da educação cidadã

Por: Movimento Via Cidadã

03/10/2025

Compartilhe nas redes sociais

Os encontros aconteceram na FGV-SP e no Teatro Cultura Artística, nos dias 3 e 4 de outubro, reunindo especialistas, lideranças e organizações do campo da educação cidadã

O início de outubro foi marcado por dois momentos centrais para o fortalecimento da educação cidadã no Brasil. Nos dias 3 e 4 de outubro, aconteceram, em São Paulo, o Encontro Nacional de Educação Cidadã (ENEC 2025 – Novos Horizontes) e a reunião anual do Conselho Consultivo para a Educação Democrática (CCED 2025), ambos promovidos pela Rede Nacional de Educação Cidadã (RedeNEC).

Na sexta-feira (3/10), o ENEC 2025 reúne no Teatro Cultura Artística um amplo ecossistema de especialistas, organizações e iniciativas que atuam pela promoção da cidadania democrática. O encontro, aberto e gratuito, foi marcado por debates sobre inovação pedagógica, políticas públicas e mobilização social.

“Estamos criando pontes porque, em muitos aspectos, os desafios da educação cidadã são os mesmos em vários lugares do mundo: como preparar professores e manter o suprapartidarismo ao lidar com questões complexas na educação, como a urgência de se debater as mudanças climáticas e como nos prepararemos juntos, para um mundo não apenas digitalizado, mas no qual a inteligência artificial ocupará um papel cada vez maior na escola e fora dela”, destacou João Tavares, diretor-executivo da RedeNEC.

No sábado (4/10), na FGV-SP, o CCED 2025 reúne instituições convidadas para discutir temas estratégicos ligados à implementação do Programa Nacional para Cidadania e Sustentabilidade, do Ministério da Educação. Entre as mesas de trabalho, destaque para “Traçando Diretrizes para a Manutenção e Gestão da Comunidade”, dedicada a pensar estratégias de engajamento, comunicação e pertencimento que fortaleçam a RedeNEC.

Nesse espaço, participou Cris Santos, diretora executiva da Fundação Paulo Cavalcanti e do Movimento Via Cidadã, que contribuiu com sua experiência na gestão de redes e fortalecimento de iniciativas de base cidadã.

“Precisamos trabalhar em rede, com cooperação, escuta e compromisso coletivo para fortalecer a consciência cidadã participativa transformadora. É nesse espírito que apresentaremos nossos projetos, como o 1º Fórum de Educação Popular do Beiru e o Projeto de Lei 3995/25, que visa instituir o Sistema Nacional de Participação e Eficiência na Gestão Pública (SINAPE). Deste modo, buscaremos contribuir para que a RedeNEC siga atuante”, afirmou a gestora social.

De acordo com o guia do participante, os resultados do CCED deverão consolidar um plano coletivo de manutenção da comunidade, com mecanismos de feedback e ações práticas que garantam voz ativa aos membros da RedeNEC. Outras mesas debateram temas como código de ética, articulação com a BNCC, formação de professores e fortalecimento da agenda legislativa.

Sobre o ENEC

Desde 2022, a Rede Nacional de Educação Cidadã realiza o ENEC anualmente, com o objetivo de conectar, energizar e mobilizar o ecossistema de educação cidadã, promovendo um ambiente de troca, aprendizado e articulação entre organizações, ativistas, pesquisadores, financiadores e gestores públicos.

A cada edição, debates sobre políticas públicas, inovação pedagógica e mobilização social se transformam em inspiração coletiva. Em 2025, o ENEC reafirmou seu papel de fortalecer a articulação entre instituições, estimular debates que promovam ações concretas e alinhar as inovações do ecossistema às capacidades sistêmicas construídas ao longo dos anos.